Criar um Site Grátis Fantástico
Eficiência energética
Eficiência energética

Que importância a energia tem para a minha vida pessoal e para a sociedade? Como me relaciono com a energia que está disponível para mim?

 Algumas premissas servem de guia para esse viés pedagógico do Projeto, voltado para a transformação social:

• a adoção de modernas tecnologias não é suficiente para assegurar o uso eficiente de energia; mesmo o uso de fontes renováveis tem implicações ambientais e socioeconômicas. É imprescindível compreender que tecnologia é tão importante quanto hábitos e padrões de consumo para o desenvolvimento sustentável;

• o uso eficiente de energia não significa perda de conforto, resulta da eliminação de excessos, não de usos. Uma cultura de eficiência energética se consolida por meio de hábitos de consumo que reduzem desperdício;

• mesmo que a energia elétrica no Brasil seja gerada, em grande parte, a partir de fontes hídricas renováveis, precisamos usá-la com sabedoria. Toda energia que utilizamos tem origem na natureza. Para produzi-la e fazê-la chegar até nós, é necessário construir usinas geradoras, estruturando uma complexa cadeia de conversão e transporte que impacta o meio ambiente.

Antes de conhecer em detalhes a metodologia Energia que Transforma, apresentamos algumas definições fundamentais para o processo de trabalho.

O que é Desenvolvimento Sustentável?

Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável são termos que ouvimos muitas vezes, seja na mídia, na escola ou em conversas. Mas o que é exatamente desenvolvimento sustentável?

O Relatório Nosso Futuro Comum, publicado em abril de 1987 pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, define desenvolvimento sustentável como “O desenvolvimento que procura satisfazer às necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades”.

Mas, para alcançarmos este ideal, temos que levar em conta três pilares: meio ambiente, economia e bem-estar social. Desenvolvimento sustentável não pode ocorrer se um dos pilares estiver ausente ou se os três estiverem desequilibrados.

O que isso significa?

Todos compreendem a necessidade de desenvolver a economia, mas nem todos consideram os danos que o crescimento econômico desequilibrado pode provocar sobre o meio ambiente e sobre o bem-estar das pessoas. Refletir sobre essas questões ajuda a melhorar a vida de todos em todos os lugares e alcançar isso todos juntos.

O que é Energia?

Energia é uma palavra que vem do grego enérgeia e quer dizer “força em ação”. Em uma definição exata, energia é causa e origem de todas as mudanças, de todas as transformações. Em 1872, Maxwell propôs uma definição que pode ser considerada mais correta do que a anterior: “energia é aquilo que permite uma mudança na configuração de um sistema, em oposição a uma resistência a esta mudança”. Estão, nessa definição, duas ideias importantes: as modificações de estado implicam vencer resistências e a energia é que permite modificações de estado.

O que é Eficiência Energética?

Podemos dizer que eficiência energética é manter nosso nível de conforto e os benefícios trazidos com a utilização da energia, mas com o menor nível de perdas possível, ou seja, manter o conforto utilizando a energia de forma eficiente

Metodologia energia que transforma

A fundamentação teórica da Metodologia Telessala expressa uma concepção de educação: - progressista, por contribuir para a transformação social, com desenvolvimento sustentável e justiça; - libertária, por estimular as pessoas a desenvolverem autonomia e poder de resolver problemas; - multicultural, por favorecer o diálogo entre as diferenças culturais. A essa concepção está associada uma teoria de conhecimento que leva em conta o construtivismo, o pensamento complexo, as bases biológicas da compreensão humana e as múltiplas inteligências. Os pensadores e as pensadoras que inspiraram a Metodologia Telessala com ideias, valores e práticas são: D. Helder Câmara, Paulo Freire, Bernardo Toro e Antonio Carlos Gomes da Costa, Peter Senge e Rosa Maria Torres; Antonio Gramsci, Célestin Freinet e Gaudêncio Frigotto; Jean Piaget, Lev Vigotsky e Philippe Perrenoud; Edgard Morin; Humberto Maturana; Howard Gardner; Thereza Penna Firme; Francisco Gutierrez e Madalena Freire.2

Energia: em tudo e em todo lugar

Olhe à sua volta. Você consegue ver alguma coisa que não dependa de energia?

Praticamente tudo que contribui para termos qualidade de vida, por exemplo, a possibilidade de irmos de um lugar para outro, a iluminação das nossas casas e das cidades, uma alimentação farta e de qualidade, o acesso ao lazer e à informação, assim como a produção de bens e serviços dependem da energia. Quando estamos descansando em uma rede, de frente para um ventilador, ou tomando um copo d’água, não nos damos conta, mas existem centenas de trabalhadores, que nem sempre estão visíveis para nós, mas contribuem com seu trabalho para o bom funcionamento de equipamentos e de máquinas. Isso porque, para termos conforto, e para que a vida cotidiana em qualquer lugar aconteça, existe a necessidade de produção de energia.

Mas o que é energia?

Energia é uma palavra que vem do grego energéia, e quer dizer “força em ação”. Em uma definição exata, energia é causa e origem de todas as mudanças, de todas as transformações1 . Em 1872, Maxwell propôs uma definição que pode ser considerada mais correta do que a anterior: “energia é aquilo que permite uma mudança na configuração de um sistema, em oposição a uma resistência a esta mudança”. Estão, nessa definição, duas ideias importantes: as modificações de estado implicam vencer resistências, e a energia é que permite modificações de estado. É a energia que faz as coisas acontecerem, sem ela, nada muda. Por isso, em suas várias formas, a energia está sempre presente à nossa volta, mesmo quando não percebemos. Se estamos vivos, é porque processos energéticos estão acontecendo em nosso corpo, nosso coração está promovendo a circulação sanguínea, estamos respirando oxigênio e expirando gás carbônico, transformando a energia que vem dos alimentos em movimentos musculares e produzindo pensamentos. Às vezes, a energia se apresenta de uma forma natural: quando cai um raio em uma árvore e ela pega fogo ou na água caindo em uma cascata, estamos vendo as coisas se transformando, alterando-se devido à energia, mas existem também em situações que criamos: quando uma pessoa pega um punhado de farinha de trigo, ovos, leite, açúcar e faz virar um bolo ou quando se junta matéria-prima e se transforma em um automóvel. Todos esses processos têm a ver com energia. Mesmo assim, muita gente entra em casa, liga o interruptor e a luz se acende, mas não faz ideia de como isso acontece. Você já pensou sobre isso?

Energia também é uma palavra de muitos usos no senso comum. Está concentrada em elementos da natureza, como a energia do sol, que nos aquece, e também pode ser sinônimo de força vital. Para os chineses, por exemplo, a energia é o Chi, que está presente em todo o universo e também nas pessoas. Boa parte da medicina chinesa trata os pacientes apenas fazendo fluir essa energia, algo parecido com o que algumas etnias africanas chamam de Axé. Para os budistas, é possível se nutrir de energia espiritual por meio dos mantras. A maioria das pessoas entende o que quer dizer “há boas energias no ar”, mesmo os que não levam fé nessas coisas. E várias crenças religiosas associam energia à ideia de alma. Energia também é usada no sentido de firmeza, vigor ou como disposição e vitalidade, como quando dizemos que uma criança tem muita energia. Na época do Império Romano, acreditava-se em uma força que animava os seres vivos: para eles, o conceito de energia se aproximava do de alma, ideia parecida com a que sustenta o ideal cristão.

Precisamos entender melhor e dar mais importância à energia, ela é fundamental para nossa vida. Assim como o ar que respiramos, só quando falta é que percebemos como dependemos dela. Atualmente, ninguém se espanta ao entrar em um quarto e acender uma lâmpada, isso parece natural. No entanto, o que parece simples depende de um grande e complexo sistema, com diversos e custosos equipamentos interconectados, capazes de captar a energia disponível na natureza em diferentes formas, como quedas d’água, gás natural ou radiação solar, transformar em outras formas de energia, transportar até onde estamos e, finalmente, permitir, por exemplo, que uma lâmpada seja acesa e nos traga conforto.

Formas de energia

A energia, com seu poder transformador, apresenta-se de várias formas na natureza e nos equipamentos energéticos, algumas muito evidentes, outras nem tanto, conforme se comenta a seguir




Total de visitas: 124289