Criar uma Loja Virtual Grátis
Introdução, definição e propriedades dos fluidos.
Introdução, definição e propriedades dos fluidos.

INTRODUÇÃO:

Mecânica dos fluidos é a ciência que estuda o comportamento físico dos fluidos, assim como as leis que regem esse comportamento

As bases lançadas pela Mecânica dos fluidos são fundamentais para muitos ramos de aplicação d engenharia. Dessa forma, o escoamento de fluidos em canais e condutos, a lubrificação, os esforços em barragens, os corpos flutuantes, as máquinas hidráulicos, a ventilação, a aerodinâmica e muitos outros assuntos lançam mão das leis da Mecânica dos Fluidos para obter resultados de aplicação pratica.

Como se pode observar, poucos são os ramos da engenharia que escapam totalmente do conhecimento dessa ciência que se torna, assim, uma das de maior importância entre as que devem fazer parte dos conhecimentos básicos do engenheiro.

CONCEITOS FUNDAMENTAIS E DEFINIÇÃO DE FLUIDO

A definição de fluido é introduzida, normalmente, normalmente pela comparação dessa substância com um sólido. A definição mas elementar diz: Fluido é uma substância que não tem uma forma própria, assume o formato do recipiente.

Os fluidos são, portanto, os líquidos e os gases, sendo que estes ainda se distinguem dos primeiros por ocuparem todo o recipiente, enquanto os líquidos apresentam uma superfície livre.

A definição está novamente ligada a comparação de comportamento entre um sólido e um fluido, por uma observação prática denominada "Experiencia de duas placas" .

Os pontos de um fluido, em contato com uma superfície sólida, aderem aos pontos dela, com as quais estão em contato.

Fluido é uma substancia que se deforma, continuamente, quando submetida a uma força tangencial constante qualquer ou, em outras palavras, fluido é uma substancia que, submetida a uma força tangencial constante, não atinge uma nova configuração de equilíbrio estático.

fonte: Mecânica dos Fluidos 

autor: Franco Brunetti.

 




Total de visitas: 124304