Embora as descobertas legendárias dificilmente possam resistir a qualquer processo legal de reivindicação de prioridade, as descobertas do filosofo grego Pitágoras, que viveu em meados do século VI a.C. estão bem documentadas. Persuadido de que o mundo fosse governado pelos números, ele investigava a relação entre os cumprimentos das cordas dos instrumentos musicais que produziam combinações harmônicas de sons. Com esse objetivo, usou o chamado monocórdio, isto é uma só corda cujo comprimento pode ser variado e sujeita as diferentes tensões causadas por pesos pendurados. Usando o mesmo peso e variando o comprimento da corda, ele constatou que os pares de harmônicos eram obtidos quando os comprimentos das cordas eram mantidos em relações numéricas simples. A razão de comprimento 2:1 correspondia ao que é conhecido como “oitava”, a 3:2 a uma quinta e a 4:2 a uma quarta. Essa descoberta foi, provavelmente, a primeira formulação da física, podendo ser considerada como o primeiro passo no desenvolvimento o que é hoje conhecido como Física Teórica. Na física Moderna, podemos reformular a descoberta de Pitágoras dizendo que a freqüência, isto é, o número de vibrações por segundo de uma determinada corda sujeita a uma determinada tensão, é inversamente proporcional ao seu comprimento. Assim, se a segunda corda tem a metade do comprimento da primeira, a freqüência de sua vibração será duas vezes mais elevada. Se os comprimentos das duas cordas estiverem na razão 3:2 ou 4:3, suas freqüências de vibração estarão na razão 2:3 ou 3:4 respectivamente. Como a parte do cérebro humano que recebe os sinais do nervo do ouvido é constituída de tal modo que as razões simples de freqüências, tais como 3:4 geram “prazer” enquanto as razões complexas, como 137:131, dão desprazer, o comprimento das cordas que dão acordes perfeitos tem de estar em razões numéricas simples.
A) 24vibrações por segundo.
b) 48vibrações por segundo. Uma oitava (2:1)
c) 36 vibrações por segundo. Uma quinta (3:2)
d) 32 vibrações por segundo. Uma quarta (4:3)
A equação que estabelece a freqüência f dos harmônicos de uma tensa com duas extremidades é denominada equação de Lagrange, sendo dada por:
F= n/2.L .√f/µ
Onde L é o comprimento da corda, n é o numero do harmônico, F é a força da tração e µ é a densidade da massa da corda
Quem foi
Pitágoras foi um importante matemático e filósofo grego. Nasceu no ano de
Com 18 anos de idade, Pitágoras já conhecia e dominava muitos conhecimentos matemáticos e filosóficos da época. Através de estudos astronômicos, afirmava que o planeta Terra era esférico e suspenso no Espaço (idéia pouco conhecida na época). Encontrou uma certa ordem no universo, observando que as estrelas, assim como a Terra, girava ao redor do Sol.
Recebeu muita influência científica e filosófica dos filósofos gregos Tales de Mileto, Anaximandro e Anaxímenes.
Enquanto visitava o Egito, impressionado com as pirâmides, desenvolveu o famoso Teorema de Pitágoras. De acordo com este teorema é possível calcular o lado de um triângulo retângulo, conhecendo os outros dois. Desta forma, ele conseguiu provar que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.
Atribui-se também a ele o desenvolvimento da tábua de multiplicação, o sistema decimal e as proporções aritméticas. Sua influência nos estudos futuros da matemática foram enormes, pois foi um dos grandes construtores da base dos conhecimentos matemáticos, geométricos e filosóficos que temos atualmente.
Principais filósofos da Escola Pitagórica:
- Filolau de Crotona
- Temistocleia
- Arquitas de Tarento
- Alcmeão de Crotona
- Melissa
Alguns pensamentos (frases) de Pitágoras:
- Não é livre quem não consegue ter domínio sobre si.
- Todas as coisas são números.
- Aquele que fala semeia; aquele que escuta recolhe.
- Com ordem e com tempo encontra-se o segredo de fazer tudo e tudo fazer bem.
- Educai as crianças e não será preciso punir os homens.
- A melhor maneira que o homem dispõe para se aperfeiçoar, é aproximar-se de Deus.
- A Evolução é a Lei da Vida, o Número é a Lei do Universo, a Unidade é a Lei de Deus.
- Ajuda teus semelhantes a levantar a carga, mas não a carregues.